sábado, 26 de fevereiro de 2011

“Antipulgas matam centenas de cães”, afirma Agência



Cães de pequeno porte seriam os mais atingidos por alergias ao antipulgas

DOSAGEM incorreta e a falta de conhecimento sobre pesticidas seriam as principais causas para as 44.263 reações clínicas registradas pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) no ano de 2008 nos EUA. Segundo a agência, as reações nos animais domésticos variam de irritações na pele até vômito, principalmente em cães de pequeno porte e gatos. Sendo que em 600 casos, a reação foi tão forte que causou a morte do animal.

DIANTE desses números, a EPA prometeu esta semana desenvolver testes de avaliação mais rigorosos para venenos que são usados em tratamentos contra pulgas e carrapatos e que são aplicados diretamente na pele de animais de estimação. Além disso, a agência afirma que está avaliando a possibilidade de criar novas regras para os rótulos de tais produtos. Ou seja, tornar as informações mais claras e visíveis para o consumidor. Segundo o administrador adjunto da EPA, Steve Owens, a organização está empenhada em proteger a saúde e a segurança dos bichos. Entretanto, ele pede que proprietários leiam os rótulos com mais atenção antes de aplicar o produto, pois a superdosagem é recorrente.



Raças mais atingidas

UM ESTUDO de 2009 publicado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais informa que a maioria das doenças relacionadas com a utilização adequada dos tópicos foram leves. Já o relatório publicado pela EPA afirma que animais de pequeno porte são os mais afetados pelas reações, sendo que em raças como Chihuahuas, Shih Tzus, Poodles miniatura, Pomeranos e Dachshunds os casos são ainda mais frequentes.

A MERIAL, fabricante de um dos anti-pulgas mais conhecidos do mercado, o Frontline, contestou os dados da EPA. Em um comunicado afirmou que: “o número de eventos adversos relatados para Frontline manteve-se consistentemente baixo desde a introdução do produto em 1996”. E conclui o comunicado dizendo que a grande maioria das reações são leves. (Fonte: Associated Press) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário