quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Curiosidades
Os cetáceos dormem?
 
Acredita-se que os cetáceos realizam períodos de descanso durante o dia ou durante a noite. Não é um período longo e contínuo, como no caso dos seres humanos. São períodos em que os cetáceos reduzem todas as suas atividades e permanecem descansando próximo à superfície da água. A respiração torna-se bem pausada e os batimentos do coração diminuem.
Em alguns golfinhos estudados em cativeiro, foi observado que, durante um período de descanso, as espécies estudadas chegavam a apresentar atividade em apenas um dos dois hemisférios cerebrais. Em outro período de descanso, era utilizado o outro, havendo um revezamento entre os dois hemisférios.

 
Quantos anos vive uma baleia? E um golfinho?
 
O tempo de vida de uma baleia quanto de um golfinho pode variar de espécie para espécie, entre indivíduos de mesma espécie, e também de acordo com as condições em que eles vivem. A partir de estudos comparativos e de técnicas recentes de pesquisa, chegou-se a conclusão de que as grandes baleias de barbatanas podem viver cerca de 30 a 80 anos. Já os odontocetos podem atingir entre 15 e 80 anos de vida.
O estudo da longevidade dos cetáceos - quantos anos podem viver - é relativamente complicado. É muito difícil acompanhar o nascimento, o crescimento e a morte de um cetáceo em ambiente natural. São necessárias gerações de pesquisadores para que se chegue a alguma conclusão. Muitos estudos já duraram mais de 20 anos contínuos. É o caso do estudo das orcas no noroeste dos Estados Unidos e no sudoeste do Canadá.
já no cativeiro, existe essa possibilidade com relação ao meio ambiente natural dos cetáceos. Não existem predadores, correntes de água e necessidade de captura de presas vivas para alimentação. Por outro lado, os animais estão confinados a um cercado, que muitas vezes acaba por estressá-los, podendo até levá-los à morte.

Porque às vezes os cetáceos ficam com a nadadeira caudal
fora da água?
 
Em regiões de procriação, muitas vezes as fêmeas fazem isso para que os machos não copulem.
Em alguns casos, os machos de baleias-jubarte colocam-se numa posição inclinada - com a cabeça no fundo e a calda exposta na superfície - quando eles estão emitindo seus repertórios sonoros.
Isso pode ocorrer também quando as baleias vão mergulhar a grandes profundidades. Já as batidas da nadadeira caudal na água podem servir para a comunicação entre indivíduos de um mesmo grupo, para atordoar presas e também para se livrar de alguma irritaç

Nenhum comentário:

Postar um comentário